domingo, 24 de agosto de 2014

Azul Profundo, Santiago do Chile

No badalado bairro Providencia, à rua Constituición, no 111, encontra-se o Azul Profundo - restaurante tradicional de Santiago do Chile, cuja especialidade são pratos tipicamente chilenos de Mariscos y Pescados



Para não perdê-lo de vista dentre tantos bares e restaurantes, procure por uma casa com a fachada inteiramente na cor azul (claro, fazendo referência ao seu nome).


Ainda não reservou seu hotel? Temos 10 dicas de hotéis pra você.

O local tem uma decoração, no mínimo, estranha..., mas que serve ao propósito de criar uma atmosfera “marítima”. O tema está presente em todos os cantos, até nos banheiros, onde as portas têm escotilhas. As paredes são pintadas com tons fortes de vermelho, amarelo e azul.

Parte do ambiente é uma representação do fundo do mar, com sereia, peixes e conchas espalhados pelas paredes. Afinal, o local se dedica à comida de frutos do mar.


Embora haja um primeiro andar, não o visitamos. O espaço que escolhemos para sentar tinha uma decoração com elementos que lembram um navio, como timão, rede de pesca e barris. O salão voltado para a rua é o mais agradável (nossa opinião), com um clima de “cabine de capitão”.


A cozinha é conhecida como uma das mais tradicionais de Santiago. E acredite quando dizemos: - “É DELICIOSA”! Então, não se assuste com o ambiente, pois a “beleza” do lugar está em seu cardápio, escrito em espanhol, português e inglês. Além da carta de vinhos chilenos, com uma bela representação dos principais vinhedos do país.


Como era a primeira vez que fomos ao Azul Profundo, para não errarmos, escolhemos os pratos mais pedidos do cardápio. A intenção era pedirmos algum petisco de entrada, mas fomos informados pelo garçom que os pratos eram bem servidos (e realmente são). Assim, decidimos pedir apenas os pratos do almoço e um bom vinho para acompanhar. Mas, como o serviço é demorado, sugerimos uma entrada leve se estiver com fome.

Na verdade, o serviço não é dos melhores. A demora da comida para ficar pronta não incomodou tanto quanto a falta de simpatia dos garçons: esquecem de trazer sua bebida e entregam o cardápio sem qualquer ânimo. Talvez pela mesma falta de simpatia de muitos garçons que nos serviram em Santiago. Mas, acreditem, a qualidade da comida faz com que esses “detalhes” sejam facilmente esquecidos.

Dentre os pratos que pedimos, o Puro Chile traz o peixe oriundo das águas frias do Oceano Pacífico – o salmão. Grelhado com perfeição no alho chilote, uma porção grande do peixe é servida sobre um cremoso risoto de quinoa. À parte, uma calda levemente adocicada. O prato surpreendeu pelo sabor suave do peixe, bem diferente do que comemos no Brasil, talvez devido ao transporte sobre gelo.


O segundo prato trouxe um coletânea dos mais conhecidos pescados do Chile – o Triptico del Azul Profundo. Três pedaços generosos de filé de peixe (salmão, linguado e tilápia) são servidos sobre um creme de milho encorpado e de um tempero incrível, com um sabor marcante que equilibrou a suavidade dos peixes. Acompanha uma mistura de abacate e tomate também suave. Esse prato é uma boa pedida para alguém com mais apetite.


O terceiro prato é o clássico Rissotto de Mariscosfeito com arroz arbóreo, camarões, vieiras e lulas bem macias, com um toque de queijo parmesão. Muito gostoso e em quantidade!


Por isso, a Azul Profundo foi um dos pontos mais interessantes de nossa viagem a Santiago. Quando tiver oportunidade, prove os pratos muito bem temperados e fartos. Foi um prazer conhecer o local e sua comida: - “Mucho gusto”!



Resumo da avaliação

1. Facilidades (manobrista, táxi, estacionamento e localização) Nota 8

A localização é espetacular, bem numa das ruas mais badaladas de Santiago. Outro fator positivo é a disponibilidade do cardápio em outras línguas.

Há um ponto de táxi nas proximidades (bem em frente ao Como água para chocolate).




O ponto negativo fica por conta da dificuldade para estacionar.


2. Ambientação - Nota 7

O ambiente tenta transportar o cliente para tudo que lembre o mar, e consegue. Mas convenhamos que fica entre o engraçado e o estranho.


3. Atendimento Nota 6

Não sabemos se foi porque chegamos um pouco cedo ao restaurante, mas nos sentimos meio invisíveis. Pedidos que não vinham, muuuuita demora, ... foram alguns dos problemas encontrados.

Pelo gabarito do restaurante, esperamos que tenha sido apenas azar nosso.


4. Bebidas Nota 8 


A disponibilidade de vinhos chilenos é esplêndida. Dá para escolher a uva e a região que quiser com bastante tranquilidade.

Não há disponibilidade de vinhos de outros países.


5. Gastronomia - Nota 10

Simplesmente sem comentários.


6. Custo-Benefício Nota 7

O restaurante não é barato se comparado com os chilenos (os preços são compatíveis com os do Como água para chocolate), mas o preço ainda é mais em conta que o praticado por outros do mesmo nível aqui no Brasil. 

O diferencial é mesmo a comida. 


Avaliação Geral - 7,7 



Veja outras dicas de Santiago na publicação que fizemos sobre a Capital Chilena.

Acompanhe outras publicações da nossa viagem pelo ChileColômbia e Peru.



#Chile #Santiago #SantiagodoChile
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...