sábado, 5 de outubro de 2013

Toronto

Toronto
Imagine uma metrópole com arranhas-céus de arquitetura moderna, ótima rede de transporte, museus, vida cultural, natureza e, para completar, um zoológico incrível. Esse lugar existe? Sim, existe. Esta é Torontocapital do estado de Ontario.

Vamos começar a contar nossa viagem ao Canadá pela cidade mais cosmopolita do país.



O Básico

Veja também nossa publicação com algumas dicas importantes sobre a cidade.



Atrações


Iniciamos nosso roteiro agradecendo a Deus na St James Cathedral pela benção de conhecer mais um país. A sóbria catedral anglicana é também sede da diocese de Toronto.



St James Cathedral
Observe que na lateral do St James Park onde fica a Catedral, mais especificamente na King Street, passa um bonde elétrico. Ele é uma boa opção de locomoção leste-oeste da cidade.

Confesso que meu maior desejo antes de visitar a cidade era conhecer 
CN Tower, um dos seus maiores destaques turísticos. Então vamos até ela.

Sem se perder pelo caminho, vamos dar uma parada pra conhecer o Hockey Hall of Fame. Mesmo que você não seja fã deste esporte legitimamente canadense, garanto que vai se interessar. Aqui você poderá conhecer seus diversos aspectos, como história, troféus, evolução dos equipamentos, replica de vestiários etc. Até vídeos dos principais jogos são exibidos num pequeno auditório.


Hockey Hall of Fame
Faça também um passeio no belo cais da cidade, ponto de partida para as Toronto Islands. A região do Harbourfront Centre era por onde passavam as importações e exportações de Ontário até os anos 60, mas foi só nos anos 80 que o aterramento de cerca de 10 Km ² permitiu a sua urbanização e posterior instalação de parques, passeios para pedestres e várias atrações turísticas.


Harbourfront Centre
Cais
Chegamos a ela: a CN Tower!

Antes de adquirir seu ingresso, temos uma dica interessante. Considere a compra do Toronto City Pass. Ele dá direito à entrada com descontos bastante atrativos em 5 grandes atrações da cidade: CN Tower, ROM (Royal Ontario Museum), Casa Loma, Toronto Zoo e o Ontario Science Centre.


A Canadian National Tower, ou mais conhecida como CN Tower, possui 553 metros de altura que permitem a visão de até 160 Km de distância. Ela foi construída em 1970 para ser uma torre de transmissão da CBC (Canadian Broadcasting Company). Possui ainda um restaurante giratório que dá uma volta a cada 72 min. 



CN Tower
Uma das atrações, principalmente para as crianças e adolescentes, é o piso de vidro que fica a 300 m. do solo. O elevador panorâmico dá uma ideia da altura já na subida da torre.


Piso de vidro da CN Tower
estádio de esportes Rogers Centre, ou Sky Dome, fica bem ao lado da torre. Foi inaugurado em 1989 e é atualmente sede dos times de Beisebol Toronto Blue Jays e de futebol americano Toronto Argonauts


Rogers Centre
O estádio é famoso pelo seu teto que se fecha em apenas 20 min. e é possível visitá-lo em dias que não tenham jogos.


Vista aérea do Rogers Centre
Antes da próxima atração, que tal um cafezinho? A rede Starbucks é uma febre, parece que tem uma em cada esquina. São ótimas opções de cafés e lanches, além das guloseimas. Pelo menos você tem a desculpa que para ter energia para caminhar precisa de açúcar. Outra rede de cafeterias que gostamos bastante, mais até que a Starbucks, é a Second Cup. Infelizmente ela não é encontrada em tanto número quanto a concorrente.

Nossa próxima parada é o Royal Ontario Museum, ou melhor o ROM. Observe a sua fachada modernosa. A estrutura de metal e vidro 
é impressionante, pois não toca o restante do prédio preservado em estilo mais tradicional.


Entrada do ROM
A distância da CN Tower até ROM é de um pouco mais de 3 Km. Por isso sugerimos que vá de metrô.

O maior museu Canadense completa seu centenário no ano que vem e é um deslumbre. A cultura canadense domina o andar mais inferior, ...



ROM
... no térreo há Arte Asiática e Ciências da Terra, os Dinossauros e as Ciências vivas ficam no primeiro andar ...


ROM

ROM
... e as peças clássicas ficam no último pavimento.

Seus destaques:

Galeria dos dinossauros



ROM
Esse é o parque de diversões de qualquer criança ou adulto que mantém o espírito alegre de quem ainda não cresceu.

Túmulo Ming e Arte Chinesa (maior coleção de objetos do período imperial fora da China)



ROM

ROM
Acervo Egípcio e Arte Clássica.


ROM
Depois do banho de cultura do ROM, nada melhor que uma boa caminhada ao ar livre. Siga em direção ao belo Queen's Park e o Ontario Parliament Building.

O prédio de arenito rosa foi construído em 1893. Sua bela fachada é uma mistura de altos relevos, rosáceas e arcos.



Ontario Parliament
Tivemos um momento curioso quando a temperatura estava próxima dos 15 graus. Nós estávamos reclamando do frio no exato momento em que vinha em nossa direção um rapaz praticando corrida apenas de calção e camiseta. Ele parou a corrida e se ofereceu para tirar nossa foto (com a simpatia característica do país). Perguntamos se ele não achava ruim aquela temperatura e, para nossa surpresa, ele nos respondeu que aquilo era um paraíso comparado com algumas semanas antes.

Próxima parada para fotos é na região dos prédios da antiga e nova Prefeitura, ou melhor, o City HallO novo e polêmico prédio foi concluído em 1964 e até hoje é motivo de discussão entre seus moradores. No inverno, a praça se transforma num ringue de patinação.



City Hall
Logo ao lado fica o belo edifício neo-romântico do séc. XIX da antiga sede do governo local. Observe o detalhe dos desenhos das colunas.


Old City Hall
Como em qualquer metrópole, Toronto também tem suas mazelas sociais. Por isso fique atento quando estiver nas proximidades. Infelizmente observamos várias pessoas consumindo drogas na praça da nova Prefeitura.

Bem perto dali, há um bom local para compras, a Younge-Dundas Square. O cruzamento das avenidas Dundas e Younge (principal artéria norte-sul da cidade) é conhecida como a "Times Square" de Toronto. É lá que fica o Eaton Centre, um dos maiores centros de compras do mundo.



Younge-Dandas Square
Aproveite e visite o subterrâneo da cidade, o Path. Ele lota nos meses mais frios. As galerias ligam muitas das lojas e principais vistas da cidade. Vale o passeio mesmo para quem não quer se entregar aos prazeres do consumo.

Nossa próxima atração é a Casa Loma. Ela fica a pouco mais de 4,5 Km da City Hall e a apenas 2,2 Km do ROM. Entretanto, não sugerimos fazer os dois (ROM e Casa Loma) no mesmo dia para não ficar cansativo. 



Vista de Toronto da Casa Loma
Vá de metrô e desça na Dupond Station. Com mais uma pequena caminhada você chegará à Casa Loma.

A mansão tem 98 quartos e lembra o estilo medieval. Foi construída entre 1911-1914 pelo Sir Henry Pellat e consumiu cerca de CAD3.5 milhões em valores da época. Ele fez fortuna ao fazer um contrato de fornecimento exclusivo de energia para Toronto utilizando a força das Cataratas de Niagara, mas perdeu todo o seu patrimônio devido à especulação financeira. O triste é saber que moraram menos de 10 anos na casa.

Casa Loma
Casa Loma
Seu arquiteto foi o mesmo da antiga Prefeitura de Toronto. Destacamos como atrações principais o Grande Salão, a estufa e os jardins


Jardins da Casa Loma
Chama a atenção também o pioneirismo tecnológico da casa, considerando que foi construída um séc. atrás. O único inconveniente são as inúmeras escadas (não indicamos para quem tem dificuldade de locomoção!)

Alguém aí quer um livro? Olha o tamanho da biblioteca!



Biblioteca da Casa Loma
E que tal o quarto?


Quartos da Casa Loma
Nossa próxima atração são as Toronto Islands, também conhecidas como Ilhas Parque. As ilhas são ideais para quem gosta de caminhar em contato com a natureza e desejam um bom ponto de recreação, principalmente no verão quando as ilhas se tornam um ótimo local de lazer.


Toronto Islands
Uma boa opção para quem quer conhecer as ilhas apenas de passagem é CitySightSeeing Toronto. Eles fazem, além do clássico city tour da cidade, um roteiro "bate e volta" (sem descer do barco).

O mais interessante do passeio é a vista matadora da cidade.



Vista a partir das Toronto Islands
A próxima atração que indicamos para vocês é um dos orgulhos da cidade e certamente um dos melhores do gênero no mundo: o Toronto Zoo.


Toronto Zoo
Tivemos a oportunidade de conhecer outros zoológicos pelo mundo, mas o de Toronto tem um diferencial que nunca vimos: a grandiosidade dos locais onde vivem os animais. A impressão é que eles estão tão à vontade quanto se estivessem em seus habitats naturais.


Toronto Zoo

Toronto Zoo
Uma boa dica se você não tem muita disposição para caminhar é pegar o zoomobile, pois as distâncias não são pequenas. 


Zoomobile no Toronto Zoo
Lá você terá oportunidade de conhecer tanto espécies bem canadenses, como de outras regiões do mundo, cada uma em sua ala muito bem demarcada e de forma muito didática.


Toronto Zoo
Toronto Zoo
Não deixe de experimentar a panqueca com xarope de plátano (maple syrup). Descobrimos esta maravilha durante a visita ao Zoológico e a amamos.


Outras dicas

Se você quiser se entregar aos prazeres gastronômicos, não deixe de conhecer Yorkville. São diversos restaurantes e bistrôs espalhados principalmente pela simpática Yorkville Avenue onde tivemos a grata surpresa de conhecer o Le Trou Normand, um bistrô francês que nos serviu um escalope magnífico. O ambiente très romantique também ajudou bastante. 



Le Trou Normand
Recomendamos que fique atento ao tempero canadense se você não gostar de pimenta. Eles adoram!

Prefere uma boa cerveja e ambiente mais movimentado? Então vá ao Distillery District. São galerias, restaurantes, bares, cafés e lojas de design num complexo onde foi uma antiga destilaria no séc. XIX. Se você estiver próximo da King Street, pegue o bonde elétrico e desça próximo do cruzamento da Parliament Street.



Distillery District
Uma boa dica noturna da cidade é assistir a uma peça teatral. Lembre-se que você está no terceiro maior centro mundial de teatro e dança do mundo!

No nosso caso, vimos o War Horse, baseada no livro homônimo que também originou o filme, no Princess of Wales Theatre. A produção da peça é no mesmo padrão da Broadway de Nova York. Simplesmente impressionante


Se você não conhece a peça, ela conta a história de amizade de um jovem por seu cavalo. Ela tem início na Inglaterra da época da Primeira Guerra Mundial e prossegue pela Europa Continental. Os cavalos são marionetes e os titereiros comandam as cenas ao lado de cada boneco. Tamanha é a sua beleza e perfeição que acabamos nos esquecendo
 disso.

Vale alertar que é essencial comprar os ingressos ainda no Brasil se você quiser garantir lugar numa boa peça. Compre-os no sítio do Mirvish.


Tem crianças? Então vá ao Ontario Sciences Centre (elas vão adorar!). O local é ideal para despertar o lado imaginativo e científico dos pequenos.



Programação dia-a-dia


Para facilitar seu planejamento, fizemos uma programação para um roteiro sugerido de 4 dias:


Dia 1


1. Mergulhe na história do esporte mais popular do Canadá no Hockey Hall of Fame;

2. Passeie a pé no Harbourfront Centre;
3. Suba na CN Tower;
4. Assista a uma partida de futebol americano ou beisebol no Sky Dome.

Dia 2


1. Apaixone-se por história e cultura no Royal Ontario Museum;

2. Almoce num "bistrot" francês ou num bom "ristorante" italiano no Yorkville;
3. Caminhe pelo Queen's Park;
4. Tire lindas fotos à frente do Ontario Parliament Building;
5. Assista a uma boa peça teatral nos belíssimos teatros da cidade.

Dia 3

1. Faça um passeio até a Casa Loma;
2. Conheça a região da City Hall, com o choque de épocas entre o antigo e o novo;
3. Faça suas compras na Younge-Dundas Square;
4. Visite as Toronto Islands.

Dia 4

1. Faça um lindo passeio pelo Toronto Zoo;
2. Termine sua viagem no Distillery District com ótimas opções de comes e bebes.


Para maiores detalhes sobre o nosso roteiro no Canadá, visite o resumo da nossa viagem.


Próxima publicação trará o nosso trajeto a caminho de Montreal passando por Niagara FallsKingston e as famosas Thousand  Islands.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...