segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ottawa - Dicas

Parliament Buildings
Vai para Ottawa? Então preparamos algumas dicas especiais para você.



QUANTO TEMPO FICAR

Se você pretende ir para lá, não faça como nós e reserve pelo menos 3 dias, principalmente se ama museus e história. Nós subestimamos a cidade e ficamos somente 2 dias. Foi pouco.


PASSADO E PRESENTE

Capital da Província do Canadá desde 1857 por decisão da Rainha Victoria, Ottawa foi fundada em 1826 e virou capital para conciliar as regiões inglesas e francesas, visto que a escolha de Toronto ou Montreal seria favorável apenas a um dos lados.

Seus primeiros moradores foram os aborígenes Algonquin e os comerciantes de peles franceses. Em 1759 começaram a chegar os primeiros britânicos até que em 1826 eles se instalaram definitivamente visando a construção do Rideau Channel.

Mas a cidade ganhou força mesmo depois da 2a. Guerra Mundial, quando o arquiteto Jacques Greber foi encarregado da sua remodelação.

Banhada pelos Rios Ottawa e Rideau (vamos falar do Rideau Channel mais tarde), a cidade criou sua identidade própria recebendo ingleses e franceses, e com um patrimônio onde se destacam tanto os prédios históricos como os modernos.

Não se assuste se você ouvir muita gente falando Francês nas ruas. Além de estar bem pertinho da província do Quebec, lembre-se que o Canadá possui duas línguas oficiais e aqui ambas são muito requisitadas, já que estamos na capital federal.


ONDE FICAR

Tivemos dificuldade em achar um bom hotel com preço justo em Ottawa. A saída foi ficar nas proximidades do ByWard MarketO mercado foi estabelecido em 1826 pelo mesmo construtor do Rideau Channel, o Colonel John By, e é um dos mais antigos e maiores mercados públicos do Canadá.


ByWard Market
A região é animadíssima com bares, restaurantes, bistrôs etc., além das suas lojas de artesanatos e lembranças em geral.

Foi aqui que tivemos nossa experiência gastronômica no Le moulin de Provence com o Poutine, famoso prato tipicamente québécois. O nome é traduzido pelo Dictionnaire historique du français québécois como "batatas fritas com queijo e molho de carne" e ele define muito bem o que compõe o prato. Só faltou dizer que o molho é apimentado, mas aqui no Canadá isso não precisa nem ser dito, pois eles adoram pimenta. Sinceramente, não gostei, mas vale a experiência. 

Em relação ao hotel, ficamos no Byward Blue Inn que foi reservado pelo Booking. Quando este post foi escrito, ele tinha nota 8,8 (em 648 avaliações). O hotel fica a apenas 500 m do ByWard Market e 1,2 Km do Parliament Hill.


Vista do Byward Blue Inn
Se você vai seguir nossa sugestão, alertamos apenas que tenha cuidado ao voltar para o hotel de madrugada, pois quando os bares e restaurantes começam a fechar há risco de encontrar algumas pessoas consumindo drogas ou prostituição (obrigado ao "Lonely Planet" pela dica!), mas nada que lembre os problemas que temos aqui no Brasil.


Confira as atrações da cidade no post "Ottawa".


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...