sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Recife

Quando se fala da obra de Francisco Brennand, é melhor esquecer dos lugares clichês e coisas comuns, pois o octogenário "ceramista-escultor-pintor" (não necessariamente nesta ordem) produziu obras de natureza única durante a sua rica carreira artística.



Então nada mais justo que fazer uma visitinha à OFICINA BRENNAND pra conhecer um pouco mais sobre o artista, merecedor de muito respeito e orgulho do povo pernambucano.


Se você já visitou o Recife Antigo, certamente já teve a oportunidade de ver o Parque das Esculturas, bem em frente ao Marco Zero. Pois ele também é de autoria do Francisco Brennand e dá uma pequena amostra do que você irá encontrar na sua oficina. Futuramente falaremos mais sobre o Recife Antigo.

Vale alertar sobre a polêmica em relação à obra do artista devido à suposta conotação sexual do seu trabalho. Entretanto, nada é suficiente para manchar a beleza e carácter inusitado do que ele produz.

A oficina foi criada em 1971 na antiga Cerâmica São João da Várzea fundada pelo seu pai nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião. Fica no meio de uma reserva de mata atlântica às margens do Rio Capibaribe. A natureza também faz sua parte para compor o ambiente. 


Como diz o próprio folheto entregue aos visitantes, aqui a "obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso". Precisa falar mais? 



A visita

Logo na entrada você será recepcionado por quatro figuras do mundo imaginário do artista. Elas representam os saltimbancos e estão lá para dar as boas vindas aos visitantes. São conhecidos como os comediantes.




Depois de cumprimentá-los, siga para um dos lugares mais mágicos de toda a oficina.


Templo central


O caminho que leva ao templo central tem uma beleza indescritível. Você irá encontrar monstros surreais, totens e figuras fálicas entre as arcadas coloniais do antigo engenho. É a melhor amostra do mundo surreal do artista. 



A cúpula do templo guarda o "ovo primordial", símbolo da imortalidade no imaginário do artista. 




Prossiga sua visita pela lateral do Templo Central.


Sala das esculturas


O espaço de exposição permanente das obras do artista guarda também parte das máquinas da antiga cerâmica. Até o final do século XX, a cerâmica Brennand era símbolo de refinamento. Ainda hoje é possível encontrar prédios construídos com piso e painéis de cerâmica fabricada por eles. Um luxo só!

É um lugar para ver com calma e observar os detalhes das suas obras. Você irá encontrar também painéis de várias exposições do artista que ocorreram pelo mundo.



Ao lado da sala das esculturas encontramos o anfiteatro. O piso em formato de mandala remete a uma sala de banhos romana.




Praça Burle Marx

Bem por trás do Templo Central, há um belo jardim projetado pelo paisagista Burle Marx e recheado de obras do artista. Ao fundo se vê o prédio da Accademia.





Accademia

A galeria exibe mais de 300 desenhos e pinturas do artista. Aqui podemos conhecer melhor outra faceta da sua carreira: a de pintor. 




Observe que há uma certa predominância da nudez feminina nas suas pinturas, mas seu trabalho não se resume a isso. Como no restante da sua obra, ele também foi inovador nas suas pinturas.



Templo do sacrifício

Nossa visita prossegue até o Templo do Sacrifício. O prédio fúnebre foi criado em homenagem às culturas assassinadas.




Entre outras tantas imagens assustadoras, destacamos a do imperador Inca Atahualpa enjaulado no centro do templo. 




Cine-teatro e Estádio

A oficina também oferece um espaço para realização de eventos com um cine-teatro com capacidade para 128 pessoas e um grande salão chamado de estádio.






Loja/café

Como ninguém é de ferro, termine a visita saboreando algumas guloseimas e tomando um bom café. Dá até pra comprar umas lembrancinhas do lugar.




Capela

Há ainda uma bela capela localizada na área externa da oficina. É hora de agradecer a Deus pela oportunidade de conhecer um lugar tão incomum.

 

Outras informações


Preço da visitaR$15,00 (meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos)
Horários de visita
Segunda a quinta-feira das 08h às 17h
Sexta-feira das 08h às 16h
Sábado e domingo das 10h às 16h
Fechado nos feriados
Contato: (81) 3271-2466
Internetwww.brennand.com.br
Localização: Propriedade Santos Cosme e Damião, S/N, bairro da Várzea, Recife-PE
Como chegar: Siga pela Av. Caxangá no sentido Recife-Camaragibe e entre na primeira rua à esquerda após o Rio Capibaribe (Rua Gastão Vidigal). Siga em frente até o final da rua e entre novamente à esquerda (Rua Diogo de Vasconcelos). Daí é só seguir em frente novamente até chegar à Oficina.







#Pernambuco #Recife #FranciscoBrennand #OficinaFranciscoBrennand
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...