terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Bora conhecer os parques de Curitiba?

Você sabia que CURITIBA é conhecida como a capital mais verde do Brasil? Para entender porque, basta andar um pouco pela capital paranaense e constatar como a cidade e seus moradores estão plenamente integrados à natureza.



Segundo o portal da Prefeitura, CURITIBA tem um total de 29 parques! Não é nossa intenção falar de todos, até porque ficaria monótono, mas propomos um roteiro bem legal pelos principais parques da capital paranaense.

Bora passear ao ar livre?


Roteiro 

Esta é nossa segunda publicação para uma viagem de quatro dias a CURITIBA. Dividimos o roteiro da seguinte forma:


Dia 1 - Centro
Dia 2 - Parques
Dia 3 - Fora do centro
Dia 4 - Passeio de trem até Morretes

Como informamos anteriormente, esta publicação será dedicada aos principais parques da cidade. 



Para efeito de orientação, as atrações seguem na ordem percorrida do ônibus da Linha Turismo (veja maiores detalhes no final do texto).


Vamos começar nosso dia num dos mais famosos cartões postais da cidade: o JARDIM BOTÂNICO.



O nome oficial do Jardim Botânico de Curitiba é Francisca Maria Garfunkel Rischbieter em homenagem a uma das pioneiras no planejamento urbano da cidade. Enfim, se você precisar de orientação para chegar lá, é melhor perguntar pelo Jardim Botânico mesmo, senão quase ninguém vai conseguir te ajudar. Sua criação ocorreu em 1991 e seu tamanho é de 178 mil m2, dos quais 40% abrigam um bosque de preservação permanente. A gente considera que ir a Curitiba e não conhecer o Jardim Botânico é pior do que ir a Roma e não ver o Papa.



Um das fotos mais icônicas de Curitiba é sem dúvidas a da Estufa. Ela foi construída em ferro e vidro, inspirada no Palácio Cristal de Londres. Que chique, ein? O interior é repleto de plantas tropicais. Entra lá pra sentir o calorzinho do lugar (é um forno!).



Outra atração bem legal, e que nem todo mundo vai, é o Jardim das Sensações. O objetivo dele é despertar o tato e o olfato dos visitantes através do contato direto com a vegetação. São mais de 50 plantas com aromas e texturas bem diferentes. Não vale abrir os olhos, tá?




Nossa próxima parada é no BOSQUE DO PAPA. Ele foi inaugurado em 1980 após a passagem do Papa João Paulo II pela cidade. O projeto é de autoria do paisagista Burle Marx e abriga mais de 300 araucárias.



O bosque possui sete casas feitas de troncos no modelo da época dos imigrantes poloneses. Elas foram reconstruídas de forma a representar o modo de vida da época 
(final do século XIX). Há ainda uma capela em homenagem à padroeira da Polônia, a Virgem Negra de Czestchowa. Todo este complexo representa Memorial da Imigração Polonesa



Há também exposição de objetos que representam a sua cultura, como a pipa pra azedar repolho, carroça agrícola etc., e sedia eventos comemorativos do seu povo.



Não vá embora sem comprar uma pêssanka de lembrança na lojinha de artesanato e de comer pelo menos uma fatia de torta e/ou docinhos poloneses na Kawiarnia Krakowiak. É imperdível!


Mas nem tudo são flores, como em qualquer parte do mundo. Um funcionário do parque nos falou para não ficar até tarde nem sair das trilhas do parque devido ao risco de assalto. Fique ligado(a)!

Uma das saídas do parque fica bem próxima do Museu Oscar Niemeyer. Vamos falar sobre ele em outra publicação, mas, se estiver na sua programação, vale aproveitar que está aqui pertinho pra conhecê-lo.


Nossa próxima atração nos mostra novamente uma das características mais legais de Curitiba: a grande diversidade de povos que imigraram pra cá. Se estivéssemos fisicamente na Europa, sairíamos da Polônia e entraríamos na vizinha Alemanha. Chegamos ao BOSQUE ALEMÃO

O parque foi construído no local da chácara da família SchafferOs primeiros imigrantes alemães chegaram à cidade a partir de 1833.

Além de um dos melhores mirantes da região, o bosque tem vários espaços em homenagem ao povo germânico e é muito legal pra visitar com crianças. A trilha caminho dos contos começa lá no alto e segue pelo meio da mata contando a estória de João e Maria escrita pelos irmãos Grimm. No meio do percurso, a meninada pode visitar a Casa da Bruxa e participar da hora do conto, momento onde bruxas e fadas fazem leituras bem divertidas.


Em seguida temos mais um belo exemplo de utilização do espaço público em prol da população: o PARQUE TANGUÁ. Originalmente haviam duas antigas pedreiras no lugar e o espaço seria ocupado por uma usina de reciclagem de lixo. Entretanto, felizmente, foi transformado num dos mais belos parques da cidade e área permanente de preservação nas proximidades da nascente do Rio Barigui.



Além de uma vista matadora, a parte superior do parque possui um mirante, jardins geométricos no estilo francês e um lindo espelho d'água. O pôr-do-sol também é um capricho, então é bom ir preparado para tirar muitas fotos.


A área inferior pode ser acessada através de trilhas ou de carro mesmo (bem melhor pra quem tem dificuldade de locomoção). Há um mirante à beira do lago com uma bela vista da cascata e de onde se podia acessar a outra parte da antiga pedreira através de um túnel artificialAtualmente o acesso está fechado.

Infelizmente não é recomendável caminhar pelas trilhas entre as duas partes do parque em horários de pouco movimento devido ao risco de assalto.


Em seguida vamos conhecer um dos parques preferidos para caminhada e práticas de esportes ao ar livre: o PARQUE TINGUI.



O nome do parque tem origem numa antiga tribo indígena que habitava a região. Ele é repleto de lagos, pontes e principalmente muita integração com a natureza. É massa demais!

Ainda dentro dos limites do Parque Tingui, vamos conhecer o MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO UCRANIANA.



O Memorial foi criado em 1995 em homenagem ao centenário das chegada dos imigrantes ucranianos. As primeiras oito famílias chegaram ao Paraná em 1891. Estima-se que foram cerca de 45 mil imigrantes até o início do século XX.

Logo na entrada, a gente encontra um belo Portal e uma réplica da Igreja Ucraniana de São Miguel Arcanjo localizada na Serra do Tigre, a mais antiga do Brasil. A construção foi feita em estilo bizantino, típico das igrejas ortodoxas eslavas, com uma cúpula em bronze. A réplica não tem função religiosa.

Há também uma exposição de pêssankas e outros objetos, além de uma escultura na área externa em homenagem a essa tradição. As pêssankas são ovos coloridos pintados à mão, típicas da cultura desse país.



Há ainda outras construções em estilo bizantino e uma bela área verde, ideal para passear. Durante o ano, são realizadas festas típicas da Ucrânia na área do memorial.


Terminamos nosso roteiro no PARQUE BARIGUI.



O Barigui oferece uma das maiores áreas de lazer de Curitiba. Também pudera, ele é o maior parque da cidade com 1,4 milhão de m2. Além de pista de cooper, há quadras, churrasqueira e bosques com flora e fauna nativas. Certamente você já viu alguma foto das capivaras do BariguiNos finais de semana mais parece as praia das capitais do nordeste de tanta muvuca, com a diferença que não dá pra fazer churrasco na praia, não é?

Outra atração bem legal do Parque Barigui é o Museu do Automóvel, mas isso já é assunto para outra publicação.




Informações Importantes 


Onde ficar

Nós nos apaixonamos pela italianíssima região de Santa Felicidade. Dá muito bem pra passear durante o dia pela cidade, terminar a noite num bom restaurante e depois voltar pro hotel para um descanso tranquilo.

Na última vez que estivemos por lá ficamos no Ibis Styles Curitiba Santa Felicidade. Ficamos muito satisfeitos com nossa escolha, pois, além da presteza e simpatia da equipe, os quartos são bem confortáveis e o café-da-manhã é excelente. 

Se você preferir um lugar mais perto do centro ou mesmo da balada, sugerimos que escolha o bairro do Batel. Nós já nos hospedamos no bairro, mais especificamente no Ibis Curitiba ShoppingO hotel é bem no padrão da rede: simples, mas suficiente para uma estada tranquila. A grande vantagem é a localização e a facilidade de locomoção. Fica também bem pertinho do Shopping Curitiba.


Booking.com

Linha Turismo

O ônibus da Linha Turismo é uma boa forma de percorrer as principais atrações de Curitiba para quem está sem carro. O passeio custa R$50,00/pessoa (grátis até 5 anos de idade)Vale ficar atento se você estiver em grupo, pois pode ficar mais caro do que pegar táxi.

A rota completa tem 25 paradas, iniciando na Praça Tiradentes. O trajeto dura cerca de 2h30 e funciona das 9 às 17h30 (exceto às segundas-feiras) com intervalo de 30 min. entre cada ônibus. Desde março/2019 é possível descer quantas vezes quiser num período de 24 hs.

Os tíquetes podem ser comprados diretamente no ônibus ou em qualquer ponto de parada. Colocamos em negrito as atrações percorridas nesta publicação:
  • Praça Tiradentes
  • Rua das Flores
  • Rua 24 horas
  • Museu Ferroviário
  • Teatro Paiol
  • Jardim Botânico
  • Estação Rodoferroviária
  • Teatro Guaíra
  • Paço da Liberdade
  • Memorial Árabe
  • Centro Cívico
  • Museu Oscar Niemeyer
  • Bosque do Papa
  • Bosque Alemão
  • Universidade Livre do Meio Ambiente
  • Parque São Lourenço
  • Ópera de Arame
  • Parque Tanguá
  • Parque Tingui
  • Memorial Ucraniano
  • Portal Italiano
  • Santa Felicidade
  • Parque Barigui
  • Torre Panorâmica
  • Centro Histórico


Atrações

Jardim Botânico
Endereço: Av. Professor Lothario Meissner / Rua Engenheiro Ostoja Roguski
Horário
Segunda-feira a domingo: verão das 06 às 20hs e inverno das 06 às 19h30
Jardim das sensações: terça-feira à sexta-feira das 09 às 17hs
Entrada: Gratuita
Fone: 41 3264-6994

Bosque do Papa João Paulo II
Endereço: Rua Mateus Leme / Rua Wellington de Oliveira Viana
Horário:
Todos os dias das 08 às 18hs.
O Memorial da Imigração Polonesa fecha às 2as. feiras
Entrada: Gratuita
Fone: 41 3313-7194

Bosque Alemão
Endereço: Rua Francisco Schaffer / Rua Nicolo Paganini / Rua Franz Schubert
Horário:
Diariamente das 8 às 18hs;
Casa da Bruxa das 09 às 17hs com contação de histórias nos finais de semana (11, 14 e 16hs).
Entrada: Gratuita
Fone: 41 3240-1103

Parque Tanguá
Endereço: Rua Doutor Benbem, s/n, Pilarzinho
Horário: diariamente das 08 às 18hs
Entrada: Gratuita
Fone: 41 3352-7607 / 3352-5404

Memorial Ucraniano
Endereço: Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, Parque Tingui
Horário: 3a. feira a domingo das 10 às 18hs
Entrada: Gratuita
Fone: 41 3240-1103


#borapralacomigo #paraná #curitiba #jardimbotanicocuritiba #memorialucranianocuritiba #parquetangua #parquetingui #bosquedopapa #KawiarniaKrakowiak #bosquealemaocuritiba
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...