domingo, 7 de janeiro de 2018

Bora passear 3 dias em Madri (parte final)?

Que tal continuar nossa viagem pela Espanha? Esta é a última parte do nosso roteiro em MADRIQuer saber como foram os outros dias? Então dá uma olhada na primeira e segunda parte do roteiro.

Descobriremos que a capital espanhola também passou pelo dilema de manter seus bairros históricos intactos ou modernizar-seConheceremos a região da Plaza de España, visitaremos um legítimo templo egípcio, e, pra terminar em alto estilo, saborearemos tapas com sangría num dos mais belos mercados da cidade. Bora?



É importante ressaltar que entendemos que um roteiro de três dias seja o suficiente para conhecer o básico de MADRI, mas a cidade e seu entorno têm muito mais a ser explorado: merecem mais do seu tempo. Por isso deixaremos ainda algumas dicas bem legais para quem quiser estender sua viagem.

BORA PRA LA COMIGO?



Dia 3 - Madri



Começaremos nosso último dia na capital espanhola na Plaza de Cibeles. Você pode chegar aqui usando a linha 2 do metrô e descendo na estação Banco de España

Seguiremos pela Calle de Alcalá no sentido oeste, contrário à Puerta de Alcalá, até alcançar uma de suas principais avenidas: a GRAN VIA. 



É um passeio de 1,4 Km que vai da Calle de Alcalá até a Plaza de EspañaÉ bem legal caminhar observando a arquitetura dos seus edifícios “belle-époque” do início do século XX. O projeto foi bastante criticado na época porque destruiu 14 ruas e vários prédios antigos. Apesar disso, é considerado um dos melhores exemplos de urbanização da cidade. 

Você vai observar que os prédios mais bonitos ficam na parte inicial da avenida (perto da Calle Alcalá), como o Círculo de Bellas Artes (há um mirante com cafeteria no 7o. andar), o Metrópolis (construído em 1905), o Grassy (exibe a marca Rolex) e outros edifícios com belas colunas, sacadas e obras de arte. O prédio da Telefónica foi o primeiro arranha-céu da cidade e durante anos, o mais alto.

A partir daqui encontraremos cinemas, cafés e teatros, bem ao estilo norte-americano. Um dos mais famosos desde a década de 30 é o Cine Capitol que fica localizado no Edifício Carrión - primeiro hotel em formato de blocos de apartamentos da cidade. 

A outra extremidade da Gran Via é marcada pela PLAZA DE ESPAÑA. Ela foi construída em meados do século XX no lugar de antigos quartéis do exército.

Bem no centro da praça há uma homenagem ao escritor Miguel de Cervantes e, como não poderia faltar, seus personagens mais marcantes: Don Quixote de La Mancha, seu fiel escudeiro Sancho Pança e sua amada Dulcinéia. Vale a visita!



Atravessando a Plaza de España até sua extremidade oposta, visita-se um dos lugares mais surpreendentes da cidade: o MUSEO CERRALBO

O prédio é do século XIX e exibe a mobília e as coleções do 17º. Marquês de Cerralbo. Ele doou tudo ao Estado com a condição que permanecesse exposto ao público, para nossa sorte.

É até difícil dizer o que mais gostamos, pois já ficamos impressionados desde a escada monumental que leva ao primeiro andar. Talvez o salão de baile seja o local mais marcante, .....


... mas não dá pra deixar de mencionar a sala de jantar ...


... e as incríveis coleções de armaduras, estátuas e obras de arte espalhadas pelos corredores.




Bem próximo ao Museo Cerralbo, recomendamos uma paradinha num dos restaurantes da Calle FerrazO ambiente é agradabilíssimo pra sentar e passar a tarde jogando conversar fora. Ah, a comida também é boa.



Nossa próxima parada será num legítimo templo egípcio: o TEMPLO DE DEBOT 



Ele foi presente do governo do Egito à Espanha como agradecimento pelo trabalho realizado por seus arqueologistas durante o enchimento do Lago Nasser em 1968. 

Se fosse apenas pra conhecer o tempo, eu diria que não vale tanto à pena (a não ser que você seja aficcionado em cultura egípcia), mas o parque em volta dele é lindo e bem legal pra passear.



E ainda tem a bela vista a partir do mirador


Agora vamos tomar a direção do Palácio Real para conhecer os JARDINES DE SABATINI



Esse é daqueles lugares que a gente só conhece caminhando. Não adianta pesquisar, o negócio é bater pernas mesmo (algo que adoramos!). 



Bora terminar o dia em um lugar diferente? Então vamos ao MERCADO DE SAN MIGUEL



O mercado foi feito para degustar sabores. São vários quiosques especializados em algum tipo de comida espanhola. 


Experimente pedir uma porção de jamón ibérico em um dos quiosques e uma sangria de vinho branco em outro. Depois vai experimentando o que te encher os olhos. Será que dá pra terminar de melhor forma?  

Que tal ficar mais tempo?

Se você pretende ficar mais alguns dias em MADRI (recomendamos), saia um pouco da cidade para conhecer seu entorno. Um dos blockbusters das agências de turismo é sem dúvida Toledo, mas não dá pra esquecer Segóvia, Ávila e San Lorenzo El Escorial. Nós optamos por visitá-las de carro alugado por causa da nossa filha pequena, mas é possível ir de bate-e-volta em transporte público.

Se sua permanência coincidir com um domingo de manhã, uma boa pedida é mercado de pulgas do El Rastro. Mesmo que você não seja de comprar bugigangas, dá pra se divertir bastante com as quinquilharias. Entretanto, sempre convém ter muito cuidado com os batedores de carteira.


 
Informações Importantes

Onde ficar

Para facilitar nossa locomoção em MADRI, optamos por ficar numa região o mais central possível e com facilidade de estacionamento, pois iríamos alugar carro para conhecer o entorno da cidade. Nossa escolha foi o Hotel Miau. O hotel tem nota 8,4 no Booking e nossa avaliação foi 8,3.

A única ressalva que tivemos em relação ao hotel foi a dificuldade com o carrinho da nossa bebê devido ao tamanho do elevador (minúsculo), mas no geral gostamos bastante. Além da localização excepcional, toda a equipe do hotel foi bastante atenciosa. Vale acrescentar que há um estacionamento público (pago) na Plaza Santa Ana (logo ao lado).



Preços e horários

Círculo de Bellas Artes
Preço€1 / acesso ao terraço 4
Horários
Segunda a quinta 09-02h
Sexta 09-02h30
Sábado e domingo 11-02h30
Sítio: www.circulobellasartes.com

Museo Cerralbo
Preço€3 
Entrada gratuita aos sábados a partir das 14hs, quintas das 17-20hs e aos domingos
Horários
Terça a sábado 09h30-15hs
Quinta 09h30-15hs e 17-20hs
Domingos e feriados 10-15hs
Fechado às segundas-feiras
Sítio: www.mecd.gob.es/mcerralbo/home.html


#borapralacomigo #espanha #madrid #madri #museocerralbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...