Para mim não há momento mais romântico do que sábado à noite e neste final de semana eu estava decidido a não deixar passar em branco. Botei uma roupa bonita, inaugurei o sapato que minha amada me deu de presente, dei umas borrifadas do perfume que ela mais gosta e estava pronto para levar o amor da minha vida para um lugar bem especial.
O lugar escolhido para esta noite e que com a colaboração da minha companheira de vida vamos dividir com vocês é o Ça Va Bistrô.
Sábado, 29/03/2014
Comemorar meu aniversário (30/3) a dois num restaurante que amamos não poderia ser melhor. Aqui estamos novamente pra contar pra vocês como foi.
Localizado na Rua Capitão Rebelinho no bairro do Pina aqui em Recife, o lugar é especial. Fomos lá algumas vezes desde a sua inauguração e o ambiente é bastante propício para um momento a dois. Luz na intensidade ideal, bom atendimento e cozinha caprichada. Infelizmente das últimas vezes que tentamos não fomos felizes porque estava com aquela fila na porta. Ontem foi diferente.
Em resumo, nossa pontuação é a seguinte:
1. Atendimento
Nota 8
Houve muita atenção do garçom, esteve sempre por perto quando precisamos de alguma coisa e soube opinar em relação aos pratos.
Outro ponto positivo foi que diferentemente das outras vezes a comida não demorou, o que mostra que o restaurante se estruturou para trabalhar com a casa cheia, como tem sido praxe das últimas vezes que passamos por lá.
A ressalva foi apenas em relação à escolha do vinho, pois ele não nos ajudou e poderia ter chamado alguém mais experiente, porém não o fez.
Atualização de 29/03/2014
Nota 9
2. Gastronomia
Nota 9
Já fomos outras vezes ao Ça Va para almoçar (os pratos são bem servidos), mas à noite damos preferência às entradas e a um bom vinho (vide comentário da carta de vinhos).
Para acompanhar o vinho branco que pedimos, escolhemos o crevette thai - um camarão empanado muito crocante e sequinho, acompanhado por um purê leve de batata e mandioca, mas o toque especial foi uma geléia de fruta com um suave sabor de wasabi (a raiz forte usada em sushi). A apresentação também atiçou os olhos. Delicado e muito saboroso.
Atualização de 29/03/2014
Nota 10
Para fechar, o canard la fôret, ou melhor, pato com cogumelos, purê de banana da terra e gengibre. Você não vai acreditar na mistura de sabores desse prato. Um sonho!
Qualquer nota menor que a máxima hoje seria injusta.
Nota 9
Luz na intensidade correta, decoração em tons de terra, cadeiras, mesas e sofá na altura ideal e confortavelmente dispostas. Destaque para o cuidado em colocar uma placa de acrílico no ar-condicionado para que o frio fosse bem distribuído e não incomodasse ninguém.
A ressalva é para o volume da música que não era compatível com o ambiente e poderia ser mais suave, e para a temperatura que estava um pouco quente.
Atualização de 29/03/2014
Nota 7
Nos demais itens, a ambientação é a mesma das vezes anteriores.
4. Facilidades (manobrista, táxi, estacionamento e localização)
Nota 8
Localizado no bairro do Pina, o restaurante fica num local bastante agradável e movimentado, cheio de outras opções gastronômicas e próximo à praia.
O manobrista na porta, apesar de caro (R$10,00), traz um conforto padrão da maioria dos restaurantes da região.
Eu pessoalmente prefiro procurar uma vaga por mim mesmo, pois o fato de não saber onde meu carro vai ser "jogado" é algo que me incomoda. Nesta noite demos sorte e encontramos um lugar quase na frente do restaurante "apenas" na segunda volta no quarteirão. O ponto negativo é exatamente a pouca disponibilidade de vagas para estacionar.
O restaurante também pode chamar um táxi se não houver um "motorista da vez" com você.
Atualização de 29/03/2014
Nenhuma comentário a acrescentar.
5. Carta de vinhos
Nota 8
Pequena, mas em boa variedade e de ótima qualidade. Desta vez escolhemos o Bordeau branco Chateau Haut-Mondain, safra 2011. Não sou enólogo, mas o aroma frutado ativa o olfato antes mesmo de senti-lo no paladar. M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o !
A carta possui outras boas opções, como o argentino Uxmal Malbec, e outras fora do meu padrão de consumo, mas de qualidade renomada como o italianíssimo Brunello de Montalcino (ainda tomo um!).
Atualização de 29/03/2014
Nota 8
Pedimos um vinho Carmenére e a boa recomendação do mâitre foi um Ventisquero Reserva safra 2012. A leveza da uva combinou muito bem com as opções de comida.
Nota 9
Dizer que o restaurante é barato não é verdade, porém em relação a outros restaurantes o preço é compatível com a qualidade do lugar.
Atualização de 29/03/2014
Nota 8
Sair para comer à noite num bom restaurante de Recife está ficando caro e o Ça Va não é diferente.
Apesar disso, vale à pena para um momento especial.
10/08/2013: 8,5
29/03/2014: 8,3
O sítio do restaurante ainda está em construção.