sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O melhor do carnaval de Pernambuco

Perdoem-me pela falta de modéstia, mas quem escreve sobre Carnaval no Brasil precisa reservar um bom espaço para PERNAMBUCO, pois é aqui que se brinca o melhor carnaval do mundo. Basta lembrar que temos o maior bloco de rua (Galo da Madrugada), nossa festa é para todos os orçamentos e ainda temos a maior e melhor mistura de ritmos. O repertório pernambucano inclui orquestras de metais e de pau e corda, inúmeros ritmos de frevo, maracatus, caboclinhos, samba, axé-music, blocos afro, boi, coco, ciranda, mangue beat, ... ufa!. O carnaval pernambucano satisfaz a todos os gostos.


Se você ficou ansioso pelo começo da festa, saiba que o carnaval daqui já iniciou desde a virada do ano novo com o início das prévias nos clubes e troças de rua. Então, sinto dizer que você já perdeu um bocado da farra, mas não fique triste que ela está apenas esquentando.

Bora brincar?




Multicultural é a melhor definição que já ouvimos sobre o carnaval de Pernambuco. Ela resume bem o sentimento de quem está aqui durante as festas de Momo, principalmente os que brincam o carnaval de rua. Forma mais democrática não há, pois, pra se divertir, basta seguir uma troça ou uma batucada qualquer.

Hoje trazemos para você nossas dicas sobre o que vai acontecer de melhor nos principais focos de folia.


Sexta-feira 

A abertura do Carnaval de RECIFE iniciará às 17h com o tradicional encontro de maracatus no marco zeroNeste ano Naná Vasconcelos comandará 11 nações de maracatu de baque virado e 4 tribos de caboclinhos.

Haverá também desfile de maracatus rurais (ou de baque solto). Você irá facilmente distinguir os caboclos de lança pelos chapéus coloridos, roupas de lantejoula, chocalhos barulhentos, uma lança em punho (óbvio, né?) e uma rosa presa à boca. Esta é uma das mais importantes manifestações culturais da região da zona-da-mata do estado.

A noite prossegue com shows nos diversos palcos espalhados pelos focos de animação. Destaque para o marco zero com um dos homenageados deste ano: o Maestro Forró, Orquestra da Bomba do Hemetério e seus convidados.


Sábado de Zé Pereira

Em RECIFE, o sábado pertence ao Galo da Madrugada. A programação começa por volta das 09h na saída do bloco no Forte das Cinco Pontas. Estamos no bairro de São José, berço do carnaval recifense. 


Se você pretende conhecer o maior bloco de Carnaval do mundo, recomendamos que adquira acesso a um dos camarotes, pois eles oferecem infra-estrutura para brincar sem estresse. Lembre-se que uma multidão inimaginável acompanha o Galo, além do sol da capital pernambucana ser bastante inclemente.

Prefira ficar perto da Praça Sérgio Loreto ou do viaduto Joana Bezerra pra facilitar sua chegada e saída. Outra boa dica é escolher um camarote que tenha acessos à Rua Imperial e à Avenida Sul (as duas são paralelas), assim você vê o mesmo trio elétrico passar duas vezes, uma no trajeto de ida (Avenida Sul) e outra na volta (Rua Imperial). Confira o roteiro completo do Galo para mais detalhes.

No Recife antigo haverá desfile das agremiações vice-campeãs de 2015 a partir das 16h. Esta é uma oportunidade para você ter uma amostra da nossa diversidade cultural.

Após os desfiles, a melhor atração do marco zero será o show de Lenine.

Se você for para OLINDA, irá encontrar a cidade mais vazia (ou menos cheia) que de costume devido ao desfile do Galo. Recomendamos as seguintes atrações:

O maracatu das Conxitas tem saída prevista para as 10h da Fooca. Todas as integrantes do bloco são mulheres, mas aviso aos mais afoitos que os acompanhantes normalmente vão de segurança do bloco.

O Grêmio Lítero Recreativo Cultural Misto Carnavalesco Eu acho é pouco sai às 17h do Pátio do Mosteiro de São Bento. Esta é uma das atrações imperdíveis do carnaval olindense, portanto, se você vir um dragão chinês gigante nas cores amarela e vermelha rodopiando pelas ruas de Olinda ou Recife, vá ao seu encontro que a diversão é garantida.

Como todo ano desde 1932, sairá pontualmente à 0h na Rua do Bonsucesso o calunga mais famoso de Olinda: O homem da meia noite. Vá preparado para levar aperto e solavanco, mas a experiência é única.


Domingo

O dia começa cedo em OLINDA. Às 09h o samba contagiante do Patusco sairá da Rua do Amparo. No mesmo horário, o Enquanto isso na sala de Justiça se concentra no Alto da Sé para sair logo mais às 11h. Você irá se divertir muito com a criatividade dos super-heróis. Tomara que tenha a sorte de ver o homem-aranha descendo pelas paredes do prédio da caixa d’água.

Fora do eixo Recife/Olinda, destacamos o desfile dos papangus na cidade de BEZERROS (a 110 Km de Recife). É importante chegar cedo para pegar um bom lugar pra ver os mascarados.

Em RECIFE, a programação começa no final da tarde com os maracatus de baque virado, tribos de caboclinhos e os maracatus rurais vindos de várias cidades do interior do Estado. É muito bonito de se ver.

No palco do marco zero os shows mais legais serão os de Jorge Aragão e o Fundo de quintal. Na Praça do Arsenal indicamos Fafá de Belém e a Spok Frevo Orquestra.


Segunda-feira

A segunda-feira começa às 09h no Alto da Sé de OLINDA com a Apoteose de bonecos gigantes. No mesmo horário Eu acho é pouquinho, versão do bloco original para as crianças, sai da Praça Laura Nigro. Para quem aguentar até a noite, o Patusco sai com seu samba contagiante às 19h da Rua do Amparo.

O RECIFE apresenta na segunda-feira a sua noite de carnaval mais nostálgica e bonita com o desfile dos blocos líricos. Eles colorem todo o Recife Antigo ao som de suas orquestras de pau e corda. Começa às 16h30.

Um pouco mais afastado do marco zero, o Pátio do terço recebe os maracatus de baque virado na noite dos tambores silenciosos. Eles se reúnem para fazer uma homenagem à nossa herança negra (todas as luzes são apagadas à 0h). O nome da celebração vem da proibição dos escravos de manifestarem suas crenças, por isso realizavam as cerimônias em silêncio. Chegue muito antes para garantir seu lugar, pois o espaço é muito pequeno e concorrido.

No palco do marco zero os melhores shows serão do Nação Zumbi, O Rappa e Jota Quest. Na Praça do Arsenal teremos Maestro Forró e Orquestra da Bomba do Hemetério.


Terça-feira gorda 

O último dia de carnaval começa bem cedinho em Olinda com o bloco A corda saindo da ladeira da Misericórdia às 07h. A batucada percorre as ruas da cidade alta invadindo as casas pra acordar os foliões mais dorminhocos.

Às 08h começará o desfile dos bonecos gigantes entre o Largo de Guadalupe e o Varadouro. Vale à pena ver os bonecos desengonçados balançando os braços ao som das orquestras de metais. Cuidado pra não levar uma tapa na cabeça de um dos bonecos gigantes.

Às 10h sairá do Clube Atlântico o bloco pra lá de irreverente Segurucu. O nome do bloco e o refrão do seu hino dispensam comentários.

Para terminar o carnaval (ou não, dependendo da animação), o Eu acho é pouco sairá às 17h novamente do pátio do Mosteiro de São Bento.

Em RECIFE, a terça-feira é o dia mais multicultural de todo o carnaval, tamanha é a variedade de atrações. Começa já a partir das 16h com o desfile das agremiações campeãs do carnaval de 2015.

No palco do marco zero, os destaques da noite serão os shows dos incansáveis Alceu Valença e Elba Ramalho.

Se aguentar ficar até o amanhecer, a noite termina às 05h da quarta-feira de cinzas com o arrastão do frevo pelas ruas do Recife Antigo.


Quarta-feira de cinzas

Se você pensa que acabou, inúmeros blocos reúnem os que ainda têm energia para comemorar o carnaval que teima em não acabar. O mais famoso deles é o Bacalhau do batata (saída às 07h do alto da Sé de OLINDA). O bloco teve origem quando um garçom que trabalhava durante todo o carnaval criou o bloco pra poder brincar.



INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Do sábado de Zé Pereira à terça-feira gorda, a Prefeitura da Cidade de Recife oferece o Expresso da Folia. O ótimo serviço de ônibus parte dos principais Shoppings da cidade e levam o folião até o Recife Antigo por um preço irrisório (R$7,00 ida e volta). O serviço irá funcionar nos seguintes horários:
Galo da Madrugada: 07 às 17h45
Sábado: 18h às 05h
Domingo a terça: 15h às 05h.

A cidade também conta com uma ampliação do serviço de táxi, pois os veículos de todo o Grande Recife são excepcionalmente permitidos de trafegar entre as cidades.

Se preferir ir de carro para os principais centros de folia, prepare-se para pagar caro pelo estacionamento e não se esqueça: “se beber, não dirija”.

Pra quem tem crianças, recomendamos que chegue por volta das 15h ao Recife antigo ou o Parque da Jaqueira. Há várias atrações para animar os pequenos foliões. 

E quem não gosta dos festejos de Momo pode passar o feriado em GRAVATÁ (a 90 km. de Recife) onde poderá curtir o Festival de Jazz da cidade.




#Pernambuco #Recife #Olinda #CarnavaldeOlinda #CarnavaldeRecife #Galodamadrugada #Euachoepouco #Patusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...