quarta-feira, 9 de abril de 2014

O Camarada Recife


Hoje temos mais uma dica de gastronomia de Recife. Esta vai para aqueles que gostam de frutos do mar e adoram sair do padrão "camarão ao alho e óleo". Se você é alguém assim, pode ir sem receio ao O Camarada.

O nome do lugar tem um duplo sentido, pois "camarada" significa amigo, companheiro. Ao mesmo tempo o nome remete à especialidade da casa: pratos com camarão.


Nossa avaliação:

1. Atendimento Nota 9

Em todas as vezes que fomos a uma das unidades do O Camarada, não houve uma vez sequer que o atendimento não tenha sido atencioso e profissional: os garçons conhecem os pratos e se não souberem dar alguma informação para o cliente, buscam a resposta com toda disponibilidade, sem formalidades. A comida é servida ainda quente ao cliente e com eficiência.

Mesmo antes de sentar-se à mesa, já se é bem atendido: havendo espera pela mesa, ainda na entrada, eles já oferecem algum petisco e bebidas para que o tempo passe de maneira agradável. A recepcionista te encaminha à mesa já preparada e entrega o cardápio para escolher os pratos. Adoramos.



2. Gastronomia - Nota 10

Já somos assíduos do lugar desde a abertura da primeira casa em Boa viagem e provamos vários pratos, por isso falamos com convicção: a comida é um capítulo especial. Os pratos com camarão, embora especialidade da casa, não são exclusivos: há boas opções para quem quer somente beliscar, além de pratos com peixes, bacalhau, ostras, lagosta, polvo, mariscos... E para os que não gostam ou não podem comer frutos do mar (lamentável!), há pratos com carnes de frango e bovina que seguem a qualidade dos pratos com camarão. 

Vale ressaltar que os pratos servem bem duas pessoas, mas há opções para até três.


Para petiscar, sugerimos o Gaibu (camarão crocante com gergelim e molho teriyaki) ou o Praia de Tamandaré (camarões empanados com côco). Há sempre algum petisco pronto sendo oferecido, mas só falamos do que provamos e aprovamos, então o casquinho de caranguejo, o pernambucaníssimo caldinho (peça o de camarão!) e a empada de camarão são muitíssimo recomendados.

Entre os pratos principais, a dificuldade será escolher apenas um dentre tantos. Em nosso aniversário de 9 anos juntos, fomos à unidade nova do Shopping Center Recife e escolhemos o camarão crocante na farinha de castanha de caju e risoto de carne-seca (desfiada com queijo coalho e creme de jerimum, servido com molho de maracujá)... Quando o prato chegou e provamos, confesso que paramos de conversar: não sei se foi a fome, mas adoramos!


Em outra ocasião, pedimos um prato mais leve - grelhado com molho balsâmico - com tomates secos, é acompanhado por legumes e verduras. Não precisa nem dizer que recomendamos. 

Também já provamos o arroz camarada: um risoto de camarão ao leite de côco - delicado e muito saboroso. Opção não falta! 

Mas o prato que mais pedimos é mesmo a moqueca: cozido de frutos do mar no tomate (tem de peixe, de camarão, de polvo e variações), acompanha arroz e pirão que, pra quem não conhece, é o caldo do cozido com farinha. Delícia!



3. Ambientação - Nota 9

A matriz foi aberta no bairro de Boa Viagem, climatizada e com decoração simples e muito agradável, com uma mistura de modernidade e artesanato. Há toda uma parede revestida em bambu com plantas que conferem ao ambiente um astral descontraído.

Uma filial foi aberta na rua da Hora, no bairro do Espinheiro, cuja tradição de bares, bistrôs e sushis fizeram dessa rua uma das regiões de badalação de Recife.

A ambientação tentou seguir o estilo da unidade de Boa Viagem, mas ganha pontos por possuir uma fileira de mesas com sofás, que deixa uma saída a dois com mais intimidade.

Recentemente, uma outra filial foi aberta dentro do Shopping Center Recife, ao lado do restaurante Outback, mas com uma proposta mais refinada. A decoração tem mais capricho, mas ainda mantém a mistura de objetos modernos e artesanais. Fechado com uma meia-parede de galhos, tem uma iluminação indireta que deixa o espaço mais atraente. De um lado, há uma parede espelhada com várias mesas com sofás, e do outro, um janelão com vista para o exterior do shopping. Claro que escolhemos o sofá.



4. Facilidades (manobrista, táxi, estacionamento e localização)

Camarada tem um toque de profissionalismo: parece que tudo é voltado a atender bem, desde a localização, manobrista e climatização. Então, não tem muito estresse, não.

Entretanto, para este item é inevitável que tenhamos de dar notas diferenciadas para as três unidades devido principalmente à questão de estacionamento:


Boa Viagem 

Por ter mais facilidade de estacionamento que a unidade do Espinheiro (mas nem tanto assim): nota 8



Shopping Center Recife

Sai ganhando por todos os benefícios de estar num Shopping de fácil acesso e boa estrutura: nota 10



Espinheiro

Justamente por ficar localizada numa das regiões de maior badalação do Recife, estacionar é complicado, mas sempre dispõem de serviço de manobrista. Se o carro será guardado em local reservado, já é uma questão discutível..., pois poucos restaurantes dessa área têm estacionamento próprio: nota 7



5. Bebidas Nota 7 

Dentre as bebidas com destilados, já provamos na matriz em Boa Viagem as caipiroskas (batidas de frutas com vokca que sempre agradam nos bares de Recife), o chope e a cerveja.

Quando conhecemos a unidade nova do Shopping Center Recife, porém, tentamos provar uma bebida diferente. Escolhemos um Alexander, que embora não estivesse no cardápio, o barman se dispôs a prepará-lo. Gentileza que infelizmente não pôde ser finalizada porque faltava um dos ingredientes. Uma pena. Então, pedimos uma dose de cointreau com gelo.

Sinceramente, apesar da boa vontade, o barman não passou nenhuma confiança que conseguiria fazer a bebida. Acho até que ele nem sabia como fazer.

Em relação ao chope e a cerveja, eles atendem ao consumidor que tenha um nível de exigência mediano. O chope é bom, vem numa temperatura adequada e colarinho no ponto. Uma das opções de cerveja é a ótima Antarctica Original que para mim já é suficiente.



6. Custo-Benefício Nota 8


Não é um restaurante barato, assim como a maioria dos restaurantes em Recife, mas o preço acompanha a qualidade (e quantidade) da comida. Pratos fartos para duas pessoas e suficientes para até 3 pessoas com menor apetite. 

Sem bebida alcoólica, dois cafezinhos e os 10% do serviço, a conta fica por volta de R$100 pra duas pessoas.



Avaliação Geral

Boa Viagem: 8,5

Espinheiro: 8,3

Shopping Center Recife: 8,8


Não deixe de visitar o sítio do O Camarada - Camarão.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...