sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Canadá - alugar carro ou ir de trem?


É claro que a decisão de pegar estrada num país com a extensão territorial do Canadá não é tão fácil, pois a maiorias das distâncias são grandes. Mas não tive dúvida quando montei nosso roteiro de Niagara a Montreal, pois de outra forma não conseguiria passar por onde desejava.



A escolha pelo meio de transporte depende basicamente do que você quer conhecer. Se você tem destinos bem definidos, não tenha dúvida, vá de trem e fique atento às promoções da Via Rail Canada. Compramos em janeiro trechos para viajar em maio com 50% de desconto! Insuperável quanto comparável a outros meios de transporte. Você compra diretamente do Brasil e sem atravessadores.

Entretanto, se você quer "se perder" nas estradas Canadenses viajando na expectativa da surpresa que vai encontrar na próxima cidade, não há nada melhor que alugar um carro. Convém ressaltar o que afirmei no início sobre as distâncias num país continental, pois é inevitável que as estradas em algum momento se tornem monótonas.


Em relação à qualidade das estradas e à facilidade para dirigir, lembre-se que lá transporte é assunto levado a sério, mas há algumas diferenças em relação ao Brasil, das quais ressalto:


1. Exceto no Estado de Quebec, você pode virar à direita nos cruzamentos, mesmo quando o sinal está vermelho;


2. É permitido dirigir no Canadá utilizando a CNH brasileira pelo período máximo de 3 meses, mas se eu fosse você tiraria a PID (Permissão Internacional para Dirigir), pois é rápido e muito simples para emitir. Visite o sítio do Detran do seu Estado para obter mais detalhes.


3. Se você se deparar com um ônibus de transporte escolar parado com o alerta ligado, não o ultrapasse, caso contrário poderá ser multado. Os canadenses têm muito zêlo com as suas crianças e respeitam bastante o transporte escolar.


4. Mantenha os faróis sempre ligados quando estiver escuro, mesmo durante o dia.

5. Em caso de problemas com a Polícia, NUNCA pense nem em insinuar tentativa de suborno. Se fizer isso vai parar merecidamente na cadeia. Lá a Polícia não se confunde com bandido (ah que inveja!).



Um abraço a todos e até a próxima.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...