sábado, 8 de junho de 2013

Provence (Avignon e Aix)


Avignon é uma das mais impressionantes cidades do sul da França. Tivemos o prazer de explorá-la dia 22/3

Conhecida como "cidade dos papas" em razão a ter se tornado sede da Igreja Católica no período de 1309 à 1377, é atualmente Patrimônio Mundial da Unesco. 

Se você pensa em visitá-la no mês de julho e é amante da cultura, não perca o famoso Festival d'Avignon. Para maiores informações consulte o sítio do festival.


Iniciamos o passeio entrando pelo portão em frente à Gare d'Avignon e percorrendo a Rue Jean Jauréa principal artéria da área murada da cidade. Se você deseja fazer umas comprinhas, aproveite as várias opções de lojas. Como não é minha especialidade (nem gosto), prefiro não entrar em detalhes.


Acho importante comentar sobre a quantidade de pedintes que encontramos principalmente na Rue Jean Jauré. Eram pessoas de todas idades e algumas não aparentavam pertencer às classes menos favorecidas. É a crise européia fazendo seus estragos.

Entre na agência de turismo no número Rue Saint Charles, 6, se quiser mais informações, e dê a volta no Square Agricol Perdiguier



Ao cruzar a Rue Joseph Vernet você entrará na Rue de la Republique e encontrará o Musée Lapidaire que contém artefatos da Provença pré-romana. Não deixe de visitá-lo se o tema for do seu interesse.

Continue por esta mesma rua e você encontrará mais à frente a bela Place d'Horloge. Fique atento para o prédio da Mairie, do relógio que dá nome à praça, do carroussel, que marca presença na maioria das cidades que passamos, 



e da linda Ópera-Théatre d'Avignon. Faça o possível para não perder um espetáculo nas suas instalações. Você não se arrependerá. Também na mesma praça você encontrará ótimas opções de bares e restaurantes.


Com mais de um dia para a cidade aconselho a desvendar suas ruelas, museus e restaurantes, mas se seu tempo é limitado continue sua caminhada em direção à principal atração da cidade: o grandioso Palais des PapesÉ o maior palácio gótico do mundo e Patrimônio mundial da Unesco.




Na Place du Palais você encontrará também o Musée du Petit Palais com pinturas religiosas dos séculos 13 a 16, a Cathédrale Notre Dame des Doms e o Rocher des Doms.





Você observará que o Palais des Papes foi construído em etapas, sendo iniciado em 1309 por Clemente V quando ele abandonou Roma. A arquitetura do Palácio é claramente militar e isto acabou servindo de proteção à cidade.

Fique atendo ao Hall de banquetes, onde os papas se reuniam para os conclaves e outros encontros importantes.

Visite o sítio do Palais des Papes para maiores detalhes.


Bateu a fome? Então não perca esta excelente dica gastronômica

Saindo do Palais-des-Papes vá no encantador L'Épicérie. Ele fica na Place Saint-Pierre na frente da igreja de mesmo nome, a comida é maravilhosa e o preço bastante honesto.



Compre o ingresso combinado do Palais-des-Papes com a Pont-St-Bénézet. Construída no século XII, ela foi quase toda destruída por enchentes que ocorreram em 1668. 

A vista da ponte para a cidade murada é matadora!



Dica de Viagem: Não deixe de ir para o outro lado do rio no Chemin des Belges no final de tarde e vá preparado para tirar muitas fotos.




Depois da overdose medieval de Avignon, fomos a Aix-en-Provence.

Como havíamos nos empolgado com Avignon e nosso dia já estava no fim, fomos direto para a linda Cours Mirabeau. São cafés, lojas e restaurantes muito bem distribuídos numa avenida muito bonita e muito bem frequentada.



Mas Aix não é só isso!

Visite também as suas inúmeras fontes, o intacto Atelier de Cézanne, e as paisagens da Montain Sainte-Victoire que tanto o inspiraram, além do Grand Théatre de Provence que citei no primeiro post sobre a região.

Próxima semana vamos falar sobre a imperdível Carcassonne e sobre um lugar que eu moraria sem nenhum sacrifício: Bordeaux.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...